sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Despertar da Fé: DESENHOS QUE EDUCAM O OLHAR. A ILUSTRAÇÃO.




No passado dia 17 de setembro, retomaram-se as sessões formativas do Despertar da Fé para os agentes de educação das IPSS da Diocese de Setúbal, a cargo do Secretariado Diocesano de Catequese. 


Ficou claro que este ano pretende-se implementar uma nova metodologia de trabalho. A ênfase formativa não estará tanto na dimensão pessoal, como no ano escolar transato, mas a de colocar a técnica educativa do profissional ao serviço do Despertar da Fé. Todas as cinco sessões ao longo do ano serão marcadas por um convidado especial, que falará sobre um tema específico ligado aos sentidos do corpo. A ideia não é apresentar receitas prontas a serem aplicadas. É de levar cada agente educativo a aprimorar alguns conceitos importantes na ação educativa dos sentidos da criança e de os aplicar à ação propriamente dita do Despertar da Fé, com o intuito de fazer desenvolver a vida interior da criança.

Nesta primeira sessão convidamos a estar connosco a ilustradora Sílvia Cavaco. Após uma descrição sucinta da história da ilustração aos 50 educadores participantes, ela ajudou-nos a entender a força dos traços e cores num desenho para crianças. Pela apresentação de diversos exemplos delineou-nos alguns critérios a ter em conta na hora de conceber qualquer ilustração.

A segunda parte da formação consistiu em trabalhos de grupo. A cada um foi-lhes dado um tema religioso e, a partir de diversos tipos de materiais disponibilizados, criar uma ilustração para crianças num período de tempo limitado. No fim de tudo, foi possível cada grupo apresentar o seu trabalho e ser convenientemente apreciado pela ilustradora. Ficou a sensação por parte da Sílvia que os educadores infantis são muito criativos e rápidos na hora de conceber a ilustração (ver fotos).


Este ano os trabalhos serão sempre no Salão Polivalente da Igreja N. Sra. de Fátima da Paróquia da Cova da Piedade, Rua Amélia Rey Colaço, Quinta S. Simão, Laranjeiro (2810-146 Almada; GPS: 38.661772, -9.157362; ver link: https://goo.gl/maps/WndxP). A entrada para o Salão situa-se no R/C do edifício.