terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ITINERÁRIO DE ADVENTO PARA CATEQUISTAS: FAZER "MEMÓRIA DO CORAÇÃO"


No âmbito do tempo litúrgico do Advento, dentro da preparação da celebração dos 40 anos da Diocese e com inspiração nos desafios do Papa Francisco expressos na Exortação “A Alegria do Evangelho”, todos os catequistas são convidados a fazer uma “memória deuteronómica” (EG 13) ou se preferirem a expressão, uma “memória do coração”.
Cada semana do Advento o catequista é convidado a recordar de forma pessoal e com sentimentos de gratidão as testemunhas de fé, as vivas e as que já partiram, e que são marcantes no seu caminho. Também, ainda em primeira pessoa, recordar e narrar o seu próprio caminho em Jesus e a sua vocação de catequista. E nada melhor do que fazer por escrito, de forma simples e sintética, seguindo os pontos propostos, numa folha A4. A escrita ajuda a fixar a atenção no essencial e a rezar.
É preciso fazer memória…
«Mas não daquele modo formal e, às vezes, comiserador, que nos faz dizer “quanto era bom!”, uma frase que ouvimos com frequência nos cemitérios. Este tipo de memória é uma simples recordação de formalidade social. Ao invés, pede-nos para que recordemos a partir da fecundidade do que semearam entre nós. Pede-nos para que recordemos com a memória do coração, a memória deuteronómica que constrói sobre a rocha, que plasma vidas e marca corações.
Sim, o nosso coração se edifica sobre a memória daqueles homens e daquelas mulheres que nos aproximaram das fontes de vida e de esperança à qual poderão chegar também os que nos seguirem. É a memória da herança recebida, que por nossa vez, devemos transmitir aos nossos filhos.
»