quinta-feira, 10 de março de 2016

Partilha de um Catequista - Jornada Diocesana de Adolescentes

Foi com muita Fé e muita alegra, que no dia 5 de Março, recebemos na nossa vigararia as Jornadas de 2016.
Mais de 500 adolescentes inscritos, mais de 100 catequistas envolvidos e tudo com um propósito, crescer na fé e no amor a Cristo.
O ponto de encontro foi a Igreja de Almada, e as paróquias à chegada faziam as suas inscrições e recebiam as indicações. Os PTs dos percursos do Peddypaper também receberam o seu material.
Feita a Inscrição, um momento de Adoração ao Santíssimo, momento intenso, onde os adolescentes se portaram como adultos, onde o silêncio e a contemplação invadiram a Igreja e interiormente, começámos a nossa preparação para passar a Porta Jubilar do Cristo Rei.
Depois de feitas as apresentações, as equipas saíram para os seus percursos, cinco no total, Percurso 1 - Cacilhas Velha (Paróquia de Cacilhas), Percurso 2 - Mira Rio (Paróquia do Feijó), Percurso 3 – Almada Velha (Paróquia de Almada), Percurso 4 – Almada Nova (Paróquia da Cova da Piedade) e Percurso 5 – Pragal Velho (Paróquia do Pragal).
Todos os percursos terminavam no mesmo sítio, o Seminário Maior de S. Paulo e aqui, à medida que as equipas chegavam, retemperavam as forças com o almoço merecido.
Pilhas carregadas, estava na altura da procissão em direção ao Cristo Rei. A caminhada foi feita em oração, sempre debaixo do olhar deste Cristo que abraça Lisboa, mas que guarda Almada debaixo do braço bem junto ao Coração.
A procissão terminava com a passagem na Porta Jubilar. Antes da passagem, o Padre Rui explicou as Indulgências Plenárias, o que eram e para que serviam. Foi debaixo de todo este clima de oração e de introspecção, que fomos passando pela porta. E que momento foi!!!
Para os catequistas que estavam dentro da capela, foi de arrepiar. Todos passaram. Só se ouvia a oração e todos fizeram a genuflexão em frente ao Sacrário, saindo depois por outra porta.
Estava na hora de nos dirigirmos para a tenda, onde iríamos terminar o dia na presença do nosso Bispo que iria presidir à Eucaristia. A tenda ficou cheia e á hora marcada, iniciou-se a Eucaristia. O que deve ter sentido o D. José, quando viu o mar de adolescentes e catequistas que o esperavam, como deve ter ficado feliz, que bela homilia!
Terminada a Eucaristia, foi anunciado que as próximas jornadas serão... no Barreiro.
No fim fica a sensação de que foi um grande dia, onde de facto todos crescemos na Fé, no amor a Cristo, na vontade em nos entregarmos cada vez mais a Ele, mas acima de tudo em Diocese.
O Padre Rui Gouveia, responsável pelo Secretariado Diocesano da Catequese está de parabéns e como lhe transmiti logo no final "este dia pode ter tido muito trabalho dos catequistas, mas a organização, a coordenação e encaminhamento é todo seu e havendo um bom Cérebro... tudo é mais fácil".
A Vigararia e os seus catequistas também estão de parabéns, pois se o padre Rui foi o Cérebro, nós fomos os executantes.
 
Pedro Mateus


 

Sem comentários:

Enviar um comentário