sexta-feira, 31 de março de 2017

“Casa de Amor, o sonho de Deus” - Jornada de Adolescentes

No passado sábado, dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, realizou-se na cidade do Barreiro, a Jornada Diocesana de Adolescentes. Subordinada ao tema “Casa de Amor, o sonho de Deus”, participaram mais de 600 pessoas, entre adolescentes e catequistas. 
De acordo com o diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, Padre Rui Gouveia, todas as atividades foram pensadas tendo em conta a realidade do Sacramento do Matrimónio, tendo como pano de fundo o tema do biénio da Diocese, sobre a Família, e o documento “A alegria do Amor” do Papa Francisco.
Dentro desta temática, os adolescentes celebraram, também o Centenário das Aparições de Fátima: «A Mensagem de Fátima é, sem dúvida, um caminho de construção desta Casa de Amor, assente no perdão, na reconciliação, na reparação e na Eucaristia – afirma o Padre Rui Gouveia – tem como palavras-chave: vocação, namoro, castidade, Matrimónio, santidade, corpo, alma, masculino, feminino, amor, filhos, fidelidade, Trindade, terço, Pastorinhos, Fátima, Sagrada Família, Centenário, Eucaristia».

Existiram oito atividades, correspondendo cada uma delas a um motivo desenvolvido pelos catequistas de cada uma das paróquias da vigararia anfitriã, Barreiro-Moita. Cada atividade, distribuída entre o Parque da Cidade (Barreiro) e a Igreja de Santo André, consistia de um pequeno momento catequético, seguido de um jogo.
Os motivos foram: Vocação ao Amor (Estados de Vida: Matrimónio, Ordem e Vida Consagrada); O Homem e a Mulher imagem de Deus; Os filhos, frutos de um amor fecundo; Amor conjugal: adesão física e interior; Santidade no Matrimónio; Nam(orar) em Castidade; O Corpo (visível) revela a alma (invisível); e Construir sobre a Fidelidade.

Um terço oferecido à mãe do Céu

Ainda no Parque da Cidade, e após o almoço, cada uma das cinquenta equipas de adolescentes rezou uma Avé Maria e encheu um balão, construindo assim um terço vivo, que foi, literalmente oferecido à Mãe do Céu por todas as famílias. Peregrinaram, logo depois, até à Igreja do Barreiro onde foi celebrada a Eucaristia presidida pelo Padre Rui Gouveia.
O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, já tinha presidido à oração da manhã e falou aos adolescentes sobre a importância de construir uma casa sólida sobre o Amor que Jesus nos ensina. «Não se gosta de uma pessoa como se gosta de chocolate» e «Não se gosta de uma pessoa como se gosta de um animal de estimação ou outra coisa qualquer». «Enamorar-se é a aventura mais linda da vida e, igualmente, a mais importante, por isso é preciso levá-la a sério. É olhar para a grande aventura da vida juntos e não simplesmente para uma aventura de um dia, ou um passatempo...
Amar é sonhar juntos, respeitar-se na sua integridade e dignidade, deixando o outro/a livre, porque só quem é livre pode dizer com dignidade: amo-te... Não tenham medo de sonhar o sonho de Deus para a vossa vida, com outro ou outra. Não tenham medo de sonhar o sonho de Deus se ele vos chamar a um amor mais amplo, mais universal, como o do seu Coração, como o de Cristo e dos apóstolos, de tantos homens e mulheres ao longo da história. Não tenham medo se um dia começam a sonhar que podem ser padres, missionários, consagrados, consagradas. Nunca tenham medo de sonhar os sonhos de Deus!». Estas foram algumas das frases utilizadas pelo Prelado para explicar, precisamente isto, aos jovens.


“O milagre do sol”
Para o Padre Rui Gouveia, diretor do secretariado diocesano da catequese, “o grande milagre foi o do sol”: «Contra as previsões do tempo, choveu pouquíssimo, houve sol e não posso deixar ver este pequeno grande prodígio da natureza como um milagre fruto da insistente oração dos catequistas da organização aos Pastorinhos de Fátima».

«Foi um dia bonito – diz o sacerdote – Podemos dizer que humanamente não foi perfeito, mas o "sol" que se fez no céu, que os Pastorinhos "fizeram", creio que foi sinal do que aconteceu no coração de muitos, a começar pelo meu. Assim nos pedia o Evangelho deste Domingo. Jesus juntou a sua família setubalense adolescente com os seus educadores na fé no Barreiro e, com Ele, com a Mãe e o Pai do Céu, fez luz na nossa "casa" e encheu-a de caridade, de amor».

Sem comentários:

Enviar um comentário